_

borda5
borda borda2

VOCAÇÃO SOCIAL

Todos pelo bem-estar


Com cerca de 50 milhões de associados (!), a YMCA — Young Men’s Christian Association, entre nós identificada como ACM-Associação Cristã de Moços — é uma entidade supranacional que põe em pauta criativo movimento social, ecumênico e não sectário, hoje presente em 122 países através de cerca de 14 mil sedes (!).

A YMCA, que ocupa uma cadeira no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da ONU, recebe o reconhecimento da comunidade mundial por constituir a maior rede de serviços voluntários do globo. Não é pouco.

Já no início do século XIX, enquanto se desenvolvia a Revolução Industrial nasceu a YMCA na Inglaterra, numa tentativa de promover o bem-estar da sociedade a partir de uma atenção especial dedicada à juventude.

Dadas as precárias condições de vida da época — em que não havia lazer, cuidar da saúde era tarefa árdua e a jornada de trabalho nas novas indústrias podia chegar a 16 horas, sem distinção de homens, mulheres ou crianças —, George Williams, preocupado com o futuro de sua geração, fundou a Young Men's Christian Association em 6 de junho de 1844, em Londres.

Promovendo reuniões de leitura dirigida de textos bíblicos, a fim de levar uma mensagem positiva aos jovens que se aglomeravam na cidade em busca de trabalho, Williams retirava-os das ruas e oferecia-lhes motivos para uma integração sadia.

A partir de 1851, quando a YMCA chegou aos EUA, os jovens receberam ainda maior incentivo, pois a instituição uniu os benefícios da prática esportiva ao desenvolvimento de valores do caráter e do espírito: foi então (muito bem) aproveitado o hoje famoso slogan em Latim Mens sana in corpore sano — ou Mente sã em corpo são...

borda3 borda4
borda6
 

Busque na Web: